SOBERANO

SOBERANO

sábado, 31 de outubro de 2009

São Paulo vence o Barueri, assume o topo e "vira" corintiano no clássico

O São Paulo repetiu a receita da rodada anterior. Venceu em casa e tirou provisoriamente o Palmeiras do topo. A nova vítima do tricolor foi o Barueri, que segue sem jamais ter vencido o São Paulo em sua história. O gol de Jorge Wagner deu a vitória ao novo líder do Brasileiro, 1 a 0, neste sábado, no Morumbi.Vitorioso, o São Paulo ainda não se considera plenamente satisfeito. O "segundo tempo" do time do Morumbi nesta rodada está agendado para domingo. Palmeiras x Corinthians se enfrentam em Presidente Prudente. O sonho do tetracampeonato nacional é capaz de algo incomum: a torcida são-paulina pelo Corinthians será grande, avisa o superintendente do São Paulo, Marco Aurélio Cunha.

"Não há dúvida de que seremos Corinthians contra o Palmeiras, que é nosso adversário direto pelo título", afirma o dirigente.

Com o êxito sobre o Barueri, o São Paulo soma 58 pontos e "dorme" neste sábado na liderança. O Palmeiras tem 57 pontos.A partida no Morumbi começou intensa. No primeiro lance de jogo, Rogério Ceni fez defesa espetacular, aos 3 min, evitando o gol de André Luiz.

Na reposição de bola, o São Paulo avançou e conseguiu uma falta. Na cobrança, Hernanes mandou para área. A zaga do Barueri cortou parcialmente, sobrando para Jorge Wagner, que desferiu chute com precisão, aos 4 min da primeira etapa.

Atuando em linha, o trio de zaga do São Paulo segurava o ataque do Barueri no início da etapa inicial. Sem sua principal referência ofensiva, o atacante Val Baiano, afastado pela diretoria devido à suspeita de "mala branca", coube a Willian José, de apenas 17 anos, a função de comandar o ataque. No entanto, o jovem, quando recebia a bola, era "parado" pela arbitragem, que assinalava impedimento.

Outro envolvido na "mala branca", o goleiro Renê deu espaço para Márcio. O substituto teve trabalho triplicado no Morumbi. Mais organizado em campo, o São Paulo ameaçava o Barueri sobretudo em jogadas articuladas por Hernanes, no meio-campo.

E em um passe do camisa 10 tricolor, Washington perdeu ótima chance de ampliar a vantagem, chutando em cima de Márcio, revelado nas categorias de base do São Paulo.

O Barueri tentou explorar os contra-ataques. Erros de passe, porém, impediam avanço do time da Grande São Paulo. Pela esquerda, Márcio Careca criava as melhores chances do Barueri. De volta ao time após cumprir suspensão, Rogério Ceni fez boas defesas durante a primeira etapa.

O São Paulo voltou para a segunda etapa disposto a matar a partida. Logo aos 3 min da segunda etapa, Dagoberto quase ampliou. A bola bateu na trave. O chute foi suficiente para o coro de "o campeão voltou!" soar intensamente no Morumbi.

O resultado adverso fez o Barueri investir no ataque. Luiz Carlos Goiano tirou um ala (Bruno Ribeiro), colocando o ex-corintiano Otacílio Neto no ataque.

Com 1 a 0 no marcador, o São Paulo manteve ao longo do segundo tempo a postura que o levou ao topo: controlava o jogo, calculando a hora certa de atacar; prendia o adversário com o trio defensivo, e dava total liberdade para Hernanes orquestrar as jogadas ofensivas. Após se chocar involuntariamente com Jorge Wagner, Hernanes acusou dores na perna e deixou a partida aos 30 min do segundo tempo.

As chances de gols reduziram no segundo tempo, embora o jogo continuasse sobrando em emoção. Ciente da queda de qualidade da partida, a torcida são-paulina pediu a entrada de Borges. O pedido foi prontamente atendido por Ricardo Gomes, que colocou o atacante em campo na vaga de Washington.

A mudança não surtiu efeito. No minuto final, o Barueri tentou seu último golpe em busca do empate, em jogada de escanteio. A investida foi em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário