SOBERANO

SOBERANO

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Carente de laterais para o 4-4-2, R. Gomes não descarta volta ao 3-5-2

Desde a sua chegada ao São Paulo, em junho de 2009, o técnico Ricardo Gomes tornou pública sua preferência pelo esquema 4-4-2. Entretanto, não conseguiu implantar a formação tática durante o último Brasileiro e viu a equipe tricolor conquistar melhores resultados com três zagueiros.

Agora, o treinador inicia 2010 aprimorando o time no 4-4-2. Foi assim durante o primeiro coletivo da temporada, no último domingo, e no trabalho tático realizado na manhã desta terça-feira.

Os meio-campistas Jean e Jorge Wagner foram improvisados como laterais, setor onde pouco atuaram na carreira – estavam acostumadas a jogar como alas. A deficiência pelos lados obriga Gomes a deixar a estratégia com três zagueiros sob aviso para qualquer emergência.

“Temos tempo para treinar e a possibilidade de fuga para o 3-5-2. Se não der certo [no 4-4-2], a gente volta”, revelou o comandante são-paulino, após treino no CT da Barra Funda. “Temos que esperar a adaptação do Jorge e do Jean à nova função. Por isso, poderemos voltar ao 3-5-2.”

O planejamento da comissão técnica está voltado para a estreia na Copa Libertadores, dia 10 de fevereiro, contra um clube mexicano ainda indefinido. Por isso, haverá um revezamento nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista.

“Estamos com um elenco mais equilibrado com as contratações feitas. A Libertadores apresenta times que jogam completamente diferente e visamos a estreia no dia 10 para estar em melhores condições. Até lá serão sete jogos pelo Paulista, um espaço para testar novos jogadores e preparar o time para o dia 10”, comentou Gomes.

Em relação aos reforços, dois provavelmente enfrentarão a Portuguesa domingo, a partir das 17 horas, no Morumbi, pela primeira rodada do Estadual. “Chances maiores para o Marcelinho e o Léo lima. A notícia ruim foi o Fernandinho. Perdemos muito tempo, é um belo reforço, mas voltará só em março”, observou, citando o atacante que foi operado nesta terça devido a uma fratura no pé direito.

O provável São Paulo para encarar a Lusa é: Rogério Ceni; Jean, André Dias, Miranda e Jorge Wagner; Richarlyson, Hernanes, Léo Lima e Marcelinho Paraíba; Dagoberto e Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário