SOBERANO

SOBERANO

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

São Paulo é o time paulista mais próximo da Taça Libertadores

Há cerca de dois meses, Tricolor estava no Z-4 do Brasileirão, mas agora se aproxima da competição continental via Copa Sul-Americana


 
Se há cerca de dois meses alguém dissesse que o São Paulo era o time paulista com mais chances de ir à Taça Libertadores do ano que vem seria tachado de louco. Pois neste momento, a realidade é rigorosamente essa: com todos os representantes do estado longe do G-4 no Campeonato Brasileiro, e em função da queda do Corinthians na Copa do Brasil, é o Tricolor quem está mais próximo de se classificar para a competição continental por meio da Copa Sul-Americana. Atual campeão do segundo torneio, o clube do Morumbi avançou às quartas de final ao bater a Universidad Católica, do Chile, por 4 a 3, na última quarta-feira.

- (Essa situação) Não surpreende. Estamos em um dos maiores clubes do Brasil, que sempre trabalha para conquistar títulos, ir à Libertadores... – disse o volante Wellington.
Antes de o técnico Muricy Ramalho chegar ao São Paulo, no início de setembro, o clube estava na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e, sem sequer ter estreado na Sul-Americana, tinha como pensamento apenas escapar da degola. Agora, com as vitórias, a conversa já mudou e não há mais prioridade no Morumbi, tanto que, mesmo cansado da viagem para a Bahia, onde venceu o Tricolor local no domingo passado, com dois jogadores a menos, o São Paulo enfrentou a Universidad Católica com os seus titulares.
- Temos de continuar assim para chegarmos à final da Sul-Americana, conquistarmos o bi e chegar à Libertadores novamente – declarou o meia Paulo Henrique Ganso, que está suspenso do próximo jogo do Tricolor na competição continental devido ao cartão vermelho que recebeu no Chile.
Faltando oito rodadas para o término do Brasileiro, o São Paulo soma 40 pontos e é o segundo paulista melhor colocado, atrás apenas do Santos, com 43. O Corinthians tem a mesma pontuação do Tricolor, mas perde no número de vitórias, enquanto a Portuguesa soma 38 e a Ponte Preta é a vice-lanterna com 30. O primeiro clube dentro do G-4 é o Botafogo, com 50 pontos.
O G-4, porém, pode virar até G-6. Caso o Atlético-MG, que já tem vaga garantida por ser o atual campeão da Libertadores, termine entre os quatro primeiros do Brasileiro, abre uma quinta vaga. Se o vencedor da Copa do Brasil também terminar na zona de classificação, a sexta vaga se abre. Por outro lado, se um brasileiro levar a Sul-Americana o G-4 vira G-3.
Apesar de a Sul-Americana ser o caminho mais curto do São Paulo rumo à Libertadores, os jogadores garantem que não vão abandonar o Brasileiro.
- Conseguimos sair daquela situação ruim, mas continuamos preparados, focados, com o pensamento de vitória. Não pensamos em abandonar nenhuma competição – garantiu Wellington.
Caso se classifique para a próxima edição da Taça Libertadores, o São Paulo ajudará a manter uma escrita: há 15 anos a Libertadores conta com pelo menos um paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário